top of page

antidoping

WADA.jpg

Pagina criada para alertar os atletas do Tiro com Arco sobre substancias proibidas que podem constituir doping segundo a WADA (World Anti-Doping Agency). Todos os documentos podem ser encontrados na internet, site de confederacoes esportivas e nos sites dos orgaos oficiais de pratica de desporto. Baseamos nossas informacoes no site da Condefederacao Brasileira de Desportes da Neve (CBDN) que possui ampla literatura sobre o assunto:

 De acordo com o Código Antidoping da WADA (World Anti-Doping Agency):

"O atleta é o único responsável por tudo que consome, injeta ou aplica em seu corpo."



1) Listagem oficial WADA 2016 (inglês)
- ( Deverá prevalecer sobre qualquer lista)
2) Listagem oficial ABCD 2015 (português)
3) Modificações em Relação à Lista 2015 (inglês)
4) Guia de Referencia do Código WADA 2016 para atletas (inglês)
5) Doping Quiz (português) – Questões gerais sobre dopagem
6) Riscos e Efeitos do Doping (português)
7) Alerta para a utilização da substância GW501516 (Inglês)

É possível encontrar essas e outras listagens no site da WADA( www.wada-ama.org) e da ABCD (www.abcd.gov.br).

 


ALERTAS IMPORTANTES:

1- Substância Isometepteno - ( Presente no medicamento Neosaldina) - Esse medicamento e muito usado atualmente para tratamento de dores de cabeca e em 2014 foi amplamente discutido pela suspensao de atletas de Tenis e Futebol. Por ser um vasoconstritor ele melhora a dor de cabeca mas aparece no exame antidoping como estimulante. Medicamentos que podem ser usados como alternativas a Neosaldina para o mesmo fim sao: Tylenol, Advil (analgésicos) e Arcoxia (antiinflamatório).

2- Substância
Finasterida - (Presente nos medicamentos: Proscar, Propecia, Fincar, Finalop, Finpecia, Finax, Finast, Finara, Prosteride)  Esse medicamento e utilizado para prevenção de queda de cabelo - Lista de medicamentos especificos (presenca no exame do atleta sera analisada caso a caso).

3- Substancia
Pseudoefedrina (Presente nos medicamentos : Clarintin D, Allegra D, Tylenol Sinus) -Reintroducao na Lista. Muito usado como descongestionante das vias respiratorias mas e considerado doping por serem estimulantes especificados. Como este, vários medicamentos estão vetados (antigripais, descongestionantes nasais, etc.).

* Sempre consultar um profissional de saude antes de consumir qualquer tipo de medicamento.
 
RECOMENDACOES IMPORTANTES:

1- Sempre comprar medicamentos no Brasil - Varios atletas ja necessitaram comprar medicamentos em viagens, mas a recomendacao e que sempre que possivel esses medicamentos sejam comprados no Brasil uma vez que principios ativos e dosagens podem ser diferentes nos paises fabricantes de determinado medicamento.

2- Caso exista alguma duvida sempre perguntar ao medico desportista responsavel, profissionais de saude e levar a lista de substancias na hora da compra do medicamento ou consulta.

 3- Sempre ter muito cuidado na automedicacao - procurar ajuda especializada e sempre a melhor opcão.

​

wpeebddf37_06.png
bottom of page