top of page

no brasil

O Tiro com Arco no Brasil teve uma longa história até a criação da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, em 1991.

historia_no brasil 1.png

Apesar do uso indígena desde tempos remotos para a caça e guerra, o Tiro com Arco como esporte só chegou de fato ao país em 1950 pelas mãos do idealista Sr. Adolpho Porta e o marceneiro Arlindo, através de um encontro em Lisboa, Portugal. A partir de vários outros encontros e conversas com o Fluminense Futebol Clube. 5 anos depois foi realizada a primeira prova que O Globo intitulou de Flecha de Prata e foi patrocinada pelo Clube de Tiro e Diário de Notícias.

​

Desde os anos 50, quando Adolpho Porta criou as primeiras associações no Rio de Janeiro, o tiro com arco rompeu as barreiras estaduais e chegou a Minas Gerais e São Paulo, onde outros abnegados trabalharam incansavelmente e fundaram as federações de seuas estados.

historia_no brasil 2.png

Em 1958 foi fundada, no Rio de Janeiro, a Federação Metropolitana de Arco e Flecha, e na década de 70 foi iniciada uma importante etapa para o esporte. O tiro com arco brasileiro foi reconhecido em âmbito internacional. Nesta época ligada à CBF – Confederação Brasileira de Futebol – que possuía um departamento que atendia a alguns esportes, incluindo o Tiro com Arco.

historia_no brasil 3.png

Dessa forma, o Brasil promoveu, entre outros, o Primeiro Torneio Internacional, com a participação da Argentina, Uruguai e Brasil. Finalmente, em 1972, o país conseguiu se filiar à FITA. A partir desse momento o esporte obteve diversas conquistas.

​

bottom of page